segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ORIENTAÇÃO PARA OA MÉDIUNS 1



Orientações para os Médiuns 



Os médiuns da Umbanda, devem tomar alguns cuidados para seu perfeito desenvolvimento. Honrar os espíritos e os Orixás acima de tudo, doar-se inteiramente à casa em que trabalham, sem entretanto esquecer de equilibrar sua vida profissional, social e familiar e fugir do fanatismo tão nocivo ao bem estar dos religiosos. Deve respeitar as outras religiões, sem querer impor aos outros as suas convicções.


Não beber, controlar seu emocional e não cobrar nada da religião. Nunca aceitar favores ou pagamentos pelos trabalhos que fizer e jamais usar a energia do sangue em seus trabalhos e, principalmente, nunca sacrificar nenhum animal. Por isso mesmo, antes de se filiar à uma casa, deve saber dos princípios filosóficos dos seus dirigentes. Deve fazer da Umbanda uma religião alegre, gostosa e vibrante. Para isso não deve se imiscuir nos problemas dos irmãos de corrente, sem jamais julgá-los. Deve respeitar a hierarquia da casa, muito embora lhe caiba o direito de também ser respeitado.


 Facilitar as Incorporações
Quando o médium está preparado para seguir o procedimento normal do aprendizado, após ser avisado pelo chefe da gira que esta pronto para facilitar a incorporação, o médium deve confiar no espirito que estará auxiliando e ajudar facilitando a manifestação. Na Umbanda as entidades têm incorporações típicas da linha. O índio é ereto, forte e incorpora com um vibração firme, algumas vezes se ajoelhando e batendo no peito. O preto-velho já é mais macio na incorporação, se curva e faz o tipo de cansado e a criança o tipo infantil. Quando o ponto estiver induzindo o tipo da entidade, o médium já deve estar psicologicamente preparado para receber e se comportar conforme o tipo da entidade. É um erro lutar contra o espírito, ou seja, receber um índio como se fosse um preto-velho. De propósito até agora não falei do exu e da pomba-gira, para dar um destaque de grande importância: Exu não é aleijado e Pomba-gira não é prostituta. Ambos são entidades maravilhosas e não precisam fazer o tipo distorcido do folclore da Umbanda. Na continuidade, quando estivermos falando de cada linha, darei melhores explicações.



Cuidados e deveres



O médium tem um complexo espiritual chamado aura, que é formado pelo material (o corpo físico), o duplo etéreo, o perispírito e o espírito. A aura é formada por elementos energéticos que se chama chacras. É por eles que o espírito incorpora, até unir o seu espírito com a aura do cavalo. Por esse motivo é importante haver uma preparação do médium nos dias de gira para que sua aura esteja leve e limpa, através de um banho de erva, bons pensamentos, com o mental sem mágoa ou raiva. Sua atenção no dia dos trabalhos deve estar sempre voltada para reunião com os irmãos da corrente, procurar a alegria, boa leitura, não dizer palavrões, não comer carne e fazer refeições leves. Alguns autores e dirigentes dizem que a mulher com menstruação não deve participar da gira e muito menos incorporar.


Como eu não vejo nenhuma lógica e nunca ninguém me explicou de forma convincente essa proibição, refuto o fato não criando nenhuma objeção para as médiuns em nosso terreiro. Sobre isso uma vez disseram-me que pode haver a aproximação de espíritos atrasados atrás da energia do sangue. Não me convenceu a explicação, porque acho que se algum espírito quiser sangue, ele irá aos matadouros e nunca a um terreiro organizado e protegido. Quando o médium for receber a entidade, ele deve ficar com sua mente o mais livre possível de pensamentos. Para quem não tem a prática da concentração, um bom método para facilitar a incorporação é ficar pensando no tipo da entidade que vai incorporar e respirar rapidamente e soltar pela boca o ar aspirado.
A Umbanda, como quase todas as religiões, é machista; e essa é a razão do preconceito com as mulheres em período da menstruação. Existe pai-de-santo que proíbe a mulher tocar nos atabaques. Não vejo lógica, ao contrário, um insulto à capacidade feminina.



Obrigações



As regras são claras. Existe um compromisso com o nosso terreiro: vontade de evoluir espiritualmente, disciplina na corrente, submissão aos mandos da hierarquia, se não
puderem amar seus irmãos ao menos os tolerem, não criticar os outros, cuidar para que suas palavras sempre sejam de incentivo e amor. Cuidar e zelar dos materiais de seus usos e de seus guias, roupa branca e os demais itens de trabalho.
Chegar e cumprir à risca os horários dos trabalhos e quando não puder participar dos mesmos, avisar com antecedência a sua ausência.
Estudar os graus e seguir conforme a casa exige.
Servir como cambono por um período no terreiro é uma obrigação dos médiuns novos. Servir e assistir os trabalhos das entidades vai dar um conhecimento significativo sobre a forma como os Orixás trabalham. Para conhecimento de todos, o que mais aborrece um dirigente é a má vontade do médium quando ele é convocado para ajudar como cambono. Quando comecei na Umbanda eu pedi, por minha espontânea vontade, ao meu pai-de-santo a oportunidade de eu servir alguém como cambono. Não me arrependi porque aprendi muito.
O médium não deve ficar olhando os outros, julgar ou criticar seu irmão de corrente. Deve cuidar somente de si e deixar para a hierarquia corrigir o erro dos outros.
Levar seu material de trabalho e manter sua roupa branca sempre limpa e em ordem e, se não quiser ficar descalço, usar uma alpargata com sola de cordas e nunca tênis.
Chegar e cumprir à risca os horários dos trabalhos e quando não puder participar dos mesmos, avisar com antecedência a sua ausência.


A CONDUTA E A RESPONSABILIDADE DO MÉDIUM UMBANDISTA DURANTE AS SESSÕES


A Umbanda é uma religião que possui como objetivo atendimento aos necessitados e
preparar novos médium a serem melhores. Trata-se de tarefa que exige muita responsabilidade e dedicação.
O Terreiro de Umbanda é Sagrado e todos que vão à busca de ajuda ou optaram por trabalhar na Umbanda devem ter respeito. Esse respeito se exige e se espera principalmente do corpo mediúnico do próprio Terreiro.
A sessão de Umbanda não pode ser considerada uma “festa” apesar das palmas e os atabaques. O Médium deve estar concentrado e focado em sua missão, permitindo que suas entidades possam se manifestar e cumprir a missão à que foram designadas.
O respeito e a concentração devem existir em todas as sessões, independentemente da
Linha que será trabalhada. Muitas pessoas acreditam que pelo fato de linhas com a de Baianos, linha da esquerda, etc, não precisam dedicar o mesmo respeito e concentração que é destinada as Linhas da direita.
Todas as linhas merecem o mesmo respeito e a mesma concentração do médium, pois todas elas são manifestadas por espíritos de luz, que vêm prestar auxílio a todos os necessitados e até o próprio médium.
Na Umbanda, o médium é o elo de uma corrente, a qual deve estar em perfeita sintonia. Se um dos elos está fraco e desconcentrado, toda a corrente sofrerá as conseqüências.
O trabalho fica m ais “pesado” e vulner á vela manif estação de “kiumbas, espíritos inferiores” que procuram atrapalhar a corrente dos médiuns e sessão.
Por tal razão, o médium ao adentrar ao terreiro, deve se preocupar unicamente com seu progresso espiritual e deixar para o lado de fora todo e qualquer assunto ou comentário
estranho ao seu desenvolvimento.


Todos os médiuns devem evitar:
1. conversas paralelas durante a sessão;
2. risadas e brincadeiras;
3. cruzar os braços e encostar-se a parede;
4. desconcentrar o irmão que está ao lado;
5. Não se deve jamais pedir para fumar, pois o templo de Umbanda é sagrado assim como uma Igreja e na Igreja não podemos entrar fumando, se aceitou fazer parte da nossa corrente deve estar ciente que devera segurar os vícios.
6. Não pode dar de presente vestimentas e objetos como guias para suas entidades sem antes ter autorização do chefe da casa.
E deve ainda ter muito cuidado com a vaidade, orgulho e a pressa. São vícios que o afastam da verdadeira missão e impedem o progresso espiritual.
A vaidade e o orgulho fazem com que o médium se sinta o melhor médium existente dentro da casa. Ninguém é melhor do que ninguém. E todos os médiuns que estão iniciando as atividades mediúnicas tem o mesmo objetivo ajudar o próximo nada mais. O médium deve entender que a mediunidade é algo a ser trabalhado a longo tempo. A pressa faz com que a entidade fique “engessada”, ou até se afaste, pois o médium está atendendo suas próprias vontades e não a vontade do guia.
Devemos ser pacientes e deixar que o desenvolvimento ocorra naturalmente.
O desenvolvimento mediúnico é a preparação do médium para começar a cumprir seus objetivos espirituais e deve ser policiado todo momento.